Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Abelardo Paulo da Matta Neto toma posse como novo presidente do TRE-BA

Justiça

Abelardo Paulo da Matta Neto toma posse como novo presidente do TRE-BA

Abelardo Paulo da Matta Neto ocupou interinamente a presidência do TRE-BA no mês de fevereiro e no início de abril foi oficialmente empossado

Abelardo Paulo da Matta Neto toma posse como novo presidente do TRE-BA

Foto: Divulgação/Ascom AL-BA

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2024 às 09:33

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu, nesta segunda-feira (29), como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A cerimônia de posse aconteceu na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e contou com presenças como a  do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e dos presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara Municipal, Adolfo Menezes e Carlos Muniz respectivamente.

Em seu discurso, o novo presidente do TRE-BA citou a necessidade de fortalecer a democracia e o desafio de assumir a presidência em um ano de eleição. “Agora é hora de ir à luta, de trabalhar duro e de continuar regando uma semente muito preciosa para nós, cuja espécie precisa ser preservada e fortalecida. Falo da democracia”, disse.

“Em pleno ano de eleições municipais, traz aos meus ombros a responsabilidade de gerir e colocar em prática muitos dos aprendizados adquiridos ao longo da vida como magistrado, mas também como ser humano”, afirmou.

Abelardo Paulo da Matta Neto ocupou interinamente a presidência do TRE-BA no mês de fevereiro, já no início de abril ele foi oficialmente empossado. O desembargador concluiu, em 1984, o bacharelado em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. O novo presidente do TRE-BA acumula também experiências em diversas Comarcas do interior do estado até chegar em Salvador em 1997. Ele foi ainda ouvidor-Geral do TJ-BA entre 2000 a 2002.