Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Coronavírus: Cairu usará recursos da tarifa de acesso a Morro para beneficiar famílias carentes

Bahia

Coronavírus: Cairu usará recursos da tarifa de acesso a Morro para beneficiar famílias carentes

Mesmo sem casos confirmados, município estabeleceu medidas para conter o avanço da pandemia

Coronavírus: Cairu usará recursos da tarifa de acesso a Morro para beneficiar famílias carentes

Foto: Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 31 de março de 2020 às 08:45

Mesmo sem casos confirmados do novo coronavírus, a prefeitura de Cairu, no baixo sul baiano, publicou ontem (30) um decreto com oito medidas para minimizar os efeitos negativos provocados pela pandemia.

Entre as ações, está a retomada do programa social Cheque Solidário. Desta vez, ele será realizado com recursos provenientes da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), paga por todos os turistas que visitam as praias de Morro de São Paulo. O benefício será destinado para as famílias em situação de vulnerabilidade social, durante o período de isolamento, e deverá ser usado para compra de alimentos da cesta básica, nos estabelecimentos comerciais credenciados pela Prefeitura.

Outra medida tomada pelo prefeito Fernando Brito é a proibição da renovação da hospedagem de turistas que ainda se encontram em hostels, hotéis, pousadas, casas de aluguel e demais atividades correlatas. Também estão proibidos novos check-ins e aluguéis de casas de veraneio.

Além disso, foi determinada a interdição de todas as praças municipais, quadras poliesportivas, campos e demais equipamentos públicos que permitam a aglomeração de pessoas. O decreto que estabelece o fechamento do comércio foi prorrogado até 12 de abril.

A prefeitura de Cairu ainda reduziu em 50% as novas aquisições de materiais e contratações de serviços, salvo aqueles estritamente necessários ao funcionamento dos Serviços de Saúde e de Assistência Social. A alimentação escolar continua a ser fornecida para os alunos da rede pública municipal de ensino, mesmo com escolas fechadas.