Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo decide barrar entrada de funcionários do regime de Maduro no Brasil

Brasil

Governo decide barrar entrada de funcionários do regime de Maduro no Brasil

Impedimento valerá para funcionários citados em lista formulada pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores

Governo decide barrar entrada de funcionários do regime de Maduro no Brasil

Foto: Official Internet Resources of the President of Russia

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de agosto de 2019 às 12:20

O governo brasileiro decidiu impedir a entrada de "altos funcionários do regime venezuelano" de Nicolás Maduro no Brasil, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (20) e assinada pelos ministros da Justiça, Sérgio Moro, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Segundo o texto, que entrou em vigor no momento de sua publicação, os atos dos funcionários impedidos de ingressar no país "contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos". O impedimento valerá para funcionários inseridos em lista formulada pelos dois ministérios que assinam a portaria. A lista não foi divulgada e pode ser atualizada a qualquer momento pelas pastas.

Ainda de acordo com a portaria, a autoridade migratória será responsável por aplicar a nova regra.

O impedimento de entrada no Brasil está previsto na Lei de Migração, que prevê a aplicação da medida em caso de prática de ato "contrário aos princípios e aos objetivos dispostos na Constituição". A portaria diz considerar resoluções do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e do Grupo de Lima sobre o regime venezuelano.