Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 07 de abril de 2024

Brasil

Guedes quer integração econômica e livre comércio com China

Para o ministro, o Brasil deve seguir exemplos de integração de países da Europa e da Ásia

Guedes quer integração econômica e livre comércio com China

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 13 de novembro de 2019 às 15:00

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (13) que o Brasil precisa buscar maior integração com o mundo e apontou as negociações em torno de uma área de livre comércio com a China como um caminho possível para atuação no cenário mundial.

"Estamos conversando com a China sobre a possibilidade de 'free trade' [livre comércio] ao mesmo tempo que falamos sobre entrar na OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico]”, disse o ministro. “O fluxo de comércio com a China era de US$ 2 bilhões mais ou menso na virada do século. Hoje estamos negociando US$ 100 bilhões. É o nosso mais importante parceiro comercial”, concluiu.

Para o ministro, o Brasil deve seguir exemplos de integração de países da Europa e da Ásia que têm elevado o “padrão de vida” das populações. “Os chineses, indianos, malásios, filipinos, estão subindo o padrão de vida. Enquanto isso, do lado de cá, particularmente a América Latina, fez o contrário: cabeça de avestruz, enfiamos a cabeça no chão. Ficamos fechados. Nosso padrão de vida está piorando", afirmou.