Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa, diz Marinha

Brasil

Navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa, diz Marinha

No último final de semana, pesquisadores da universidade apontaram o cargueiro Voyager I como suspeito

Navio identificado pela Ufal não foi responsável por óleo na costa, diz Marinha

Foto: Lapis/Divulgação

Por: Metro1 no dia 19 de novembro de 2019 às 10:20

A Marinha descartou a possibilidade, levantada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de que um navio cargueiro saído da Ásia em direção à África teria sido o responsável pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro. Por meio de nota, a corporação afirmou que o cargueiro Voyager I não está na lista das cinco embarcações apontadas pela Marinha como as principais suspeitas pelo derramamento.

A Marinha se baseia em estudos realizados pelo Centro de Hidrografia da corporação e pela geointeligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e afirma que a hipótese apresentada pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), sobre um eventual derramamento de óleo ocorrido por um navio a 26 km da costa da Paraíba, em 19 de julho, "não geraria o espalhamento de manchas que foi observado em nosso litoral, principalmente no sul do Estado da Bahia e norte do Estado do Espírito Santo".

De acordo com a corporação, se a embarcação fosse a apontada pela universidade, o óleo apareceria no litoral bem antes de 30 de agosto, data do primeiro registro. A hipótese levantada pelo Lapis foi apresentada pelo coordenador do laboratório, Humberto Barbosa.