Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Comissão para inspecionar Enem barrou 66 itens do banco de questões do MEC

Triagem foi realizada em março

Comissão para inspecionar Enem barrou 66 itens do banco de questões do MEC

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 15 de dezembro de 2019 às 15:00

A comissão criada para inspecionar questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Nem) impediu o uso de 66 perguntas. O grupo foi criado na gestão Bolsonaro para evitar “abordagens controversas” e “teor ofensivo”, o que foi visto por especialistas como uma estratégia de censura.

A triagem foi realizada em março, mas o balanço público só foi liberado esta semana pelo Ministério da Educação, que alegou ter esperado o fim de todas as provas. Os itens barrados se concentram nas provas de Ciências Humanas (29) e Linguagens (28), com apenas cinco questões de Ciências da Natureza e quatro de Matemática sendo “desaconselhadas”, nas palavras do MEC.

O conteúdo das questões não foi divulgado. Pela primeira vez desde 2009, a prova deixou de fora o tema de ditadura militar, além de não tratar de direitos para o público LGBTQ+, tema considerado inapropriado para apoiadores do presidente. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) não deixou claro se foi acatada a recomendação de evitar as 66 questões.