Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Brasil

Identidade estudantil pode ser baixada de graça até este domingo

Diferentemente das carteirinhas tradicionais, que valem até março do ano seguinte, a ID estudantil poderá ser utilizada enquanto a matrícula do aluno em uma instituição de ensino estiver ativa

Identidade estudantil pode ser baixada de graça até este domingo

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 15 de fevereiro de 2020 às 14:30

Os interessados na identidade estudantil digital têm até amanhã (16) para tentar garantir o documento que é gratuito. O prazo termina domingo porque a Medida Provisória 895/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em setembro, vai perder a validade na segunda-feira (17). A partir dessa data, o Ministério da Educação (MEC), não terá mais autorização para emitir a ID Estudantil.

Até as 12h30 deste sábado mais de 320 mil ID estudantis haviam sido emitidas, cada uma a um custo de R$ 0,15 para o governo.

O documento dá ao estudante direito a pagar meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e fica disponível no celular. Segundo o MEC, o objetivo é oferecer uma alternativa à carteirinha de plástico que continua sendo emitida por entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e que custa R$ 35.

Diferentemente das carteirinhas tradicionais, que valem até março do ano seguinte, segundo o MEC, a ID estudantil poderá ser utilizada enquanto a matrícula do aluno em uma instituição de ensino estiver ativa no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que é um banco de dados nacional dos estudantes.