Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

São Cristovão é o bairro de Salvador com maior crescimento populacional de 2023

Cidade

São Cristovão é o bairro de Salvador com maior crescimento populacional de 2023

Itapuã, Valéria e Mares também são bairros que cresceram na capital

São Cristovão é o bairro de Salvador com maior crescimento populacional de 2023

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 22 de março de 2024 às 14:56

Atualizado: no dia 22 de março de 2024 às 15:21

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrou que o bairro de São Cristóvão, em Salvador, registrou um crescimento populacional de 35,1%, consolidando-se como um epicentro de mudanças demográficas e socioeconômicas na capital baiana.

Apesar do cenário demográfico de Salvador apontar uma diminuição populacional de 9,6% entre 2010 e 2022, segundo o censo, a capital baiana apresenta crescimento em alguns subdistritos como Itapuã, Mares e Valéria.

“É um movimento bem comum em cidades grandes”, disse a supervisora de informação do IBGE, Mariana Viveiros. “Três deles estão mudando de perfil. Pilar (quase todo bairro do Comércio), Mares (bairros da Calçada, Mares e Boa Viagem) e Nazaré (Nazaré e Saúde). Eles estão se tornando menos ‘atrativos’ porque a cidade cresceu para fora deles”, explica.

Ainda conforme o IBGE, uma das principais razões para esse esvaziamento do centro de Salvador pode estar relacionado ao custo-benefício. “Outras áreas se desenvolvem e muitas vezes você consegue ter moradias mais baratas e melhores”, destaca a supervisora.

Em contraponto, esse “êxodo” urbano pode tornar o centro da cidade mais inseguro. “São Paulo vive um pouco esse momento, né, de você ter políticas públicas de requalificação de áreas centrais para moradia, procurando torná-las mais atrativas”, completa.