Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Festa da Conceição da Praia terá ônibus extras e Elevador Lacerda gratuito; confira

Cidade

Festa da Conceição da Praia terá ônibus extras e Elevador Lacerda gratuito; confira

Homenagens acontecem no domingo (8), na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na região do Comércio

Festa da Conceição da Praia terá ônibus extras e Elevador Lacerda gratuito; confira

Foto: Ascom/Setur

Por: Juliana Almirante no dia 06 de dezembro de 2019 às 07:40

A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, realizada no domingo (8), contará com um esquema especial de serviços de trânsito, transporte e saúde.

Sincretizada como Iansã nas religiões de matrizes africanas, a santa católica é considerada Padroeira da Bahia. As homenagens acontecem na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na região do Comércio. 

Confira a infraestrutura montada para o evento, oferecida pela prefeitura da cidade:

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai fornecer seis veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 15h às 22h.

Os roteiros serão distribuídos de acordo com a demanda em três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio. Serão três linhas serão reforçadas a partir das 11h: Paripe–Barra, Estação Pirajá–Barra 1 e a Estação Mussurunga–Barra 1.

Os coletivos que circulam na região do evento terão os itinerários modificados, segundo alterações de trânsito realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Haverá ainda três pontos de táxis e mototáxis no entorno do evento: em frente ao Elevador Lacerda (na parte de cima), na Praça Municipal, na Rua Miguel Calmon e também na Avenida Estados Unidos.

O Elevador Lacerda vai começar a operar com uma hora de antecedência, ou seja, das 6h até as 22h. A tarifa será gratuita.

Trânsito

A Transalvador ainda fará algumas alterações para ordenar o trânsito da região do Comércio. Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, durante a procissão, a partir das 10h30, na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda, e Avenida da França. A procissão sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, após missa, em direção às ruas do Comércio, e depois retorna para o ponto de partida.

Também será proibida a circulação e do estacionamento de veículos, das 5h de sábado à 0h de segunda (9), na Avenida Lafayete Coutinho (conhecida como Avenida Contorno), trecho entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru; Rua Conceição da Praia; Ladeira da Conceição da Praia; Rua Manoel Vitorino; Rua Dionísio Martins; Praça Visconde de Cayru; Rua da Bélgica (trecho compreendido entre as ruas Portugal e Miguel Calmon); Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Os veículos que saem da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já os motoristas que dirigem da Avenida Lafayette Coutinho (Avenida Contorno) com destino à Cidade Baixa terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.

Saúde

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma avançada e uma básica, estarão de plantão, das 6h às 18h, ao lado da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris e de Brotas também estarão preparados para prestar atendimento.