Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Homem que usou suástica no braço em MG vira réu por apologia ao nazismo

Justiça de Minas Gerais aceitou hoje a denúncia do Ministério Público; crime prevê pena de até cinco anos de prisão em regime fechado

Homem que usou suástica no braço em MG vira réu por apologia ao nazismo

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 27 de janeiro de 2020 às 21:00

A Justiça de Minas Gerais aceitou hoje a denúncia do Ministério Público (MP) contra o fazendeiro José Eugênio Adjuto, 57, por apologia ao nazismo. O juiz da Vara Criminal de Unaí, Rafael Lopes Lorenzoni, marcou a primeira audiência do caso para 13 de maio. Adjuto foi flagrado em um bar de Unaí (605 km de Belo Horizonte), e filmado, usando uma braçadeira com a suástica nazista em dezembro do ano passado.

O crime prevê pena de até cinco anos de prisão em regime fechado. A braçadeira foi fabricada artesanalmente pelo fazendeiro. Em depoimento à polícia, ele alegou que "usou o símbolo religioso antigo de felicidade", e não teria feito alusão ao nazismo.

As acusações do MP contra José Eugênio Adjuto mostram que o denunciado "produziu artesanalmente a braçadeira contendo o símbolo em seu braço esquerdo, acima do cotovelo, como tradicionalmente utilizavam os nazistas".