Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Idosa que acumulava 1,4 tonelada de lixo em casa no Calabar recebe assistência da prefeitura

Cidade

Idosa que acumulava 1,4 tonelada de lixo em casa no Calabar recebe assistência da prefeitura

Operação da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para auxiliar Rosita dos Santos Silva, de 76 anos, teve apoio da Limpurb e da Base Comunitária da PM

Idosa que acumulava 1,4 tonelada de lixo em casa no Calabar recebe assistência da prefeitura

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 31 de maio de 2020 às 08:30

Uma operação da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) em parceria com a Limpurb, a Base Comunitária de Segurança do Calabar e a própria comunidade do bairro prestou auxílio a Rosita dos Santos Silva, de 76 anos, que acumulava 1,4 tonelada de lixo dentro da própria casa. A idosa receberá auxílio emergencial e foi referenciada no Centro de Referência e Assistência Social (Cras Federação), além de ganhar colchões, kit dormitório e kit higiene da Sempre.

A secretária Ana Paula Matos afirmou que a idosa continuará a ser acompanhada para que supere a situação de vulnerabilidade social. “Fundamental foi o envolvimento de toda a comunidade, o apoio da Polícia Militar e da Limburb para o sucesso dessa ação. É uma questão que envolve também a saúde, por isso ela será atendida pelo CAPS. Ela iniciará o tratamento e continuará sendo assistida pelas nossas equipes para que reconquiste, o mais breve possível, a sua autonomia”, disse.

A assistente social da Sempre, Ivana Ramos, detalhou como foi o trabalho com a idosa. “Primeiro, precisamos fazer o trabalho do convencimento. Tem todo o processo de ganhar a confiança para explicar para ela a necessidade de se desfazer de todo aquele material. Ela dormia em cima do lixo, em um papelão. Isso nos partiu o coração. A equipe da Limpurb teve muita dificuldade em acessar a casa por causa do volume de resíduos”, relatou.

A comandante da Base Comunitária de Segurança do Calabar, capitã Aline Muniz, contou que a PM visitou a idosa pela primeira vez na semana passada. “No nosso primeiro contato ela estava um pouco na defensiva, sem mostrar que estava disposta a mudar de vida. Aos poucos, ela foi percebendo que estávamos ali para ajudá-la”, disse.