Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Kanye West exige ser chamado de Ye pela imprensa e plataformas e não mais por seu 'nome de escravo'

Cultura

Kanye West exige ser chamado de Ye pela imprensa e plataformas e não mais por seu 'nome de escravo'

“A mudança foi feita de forma completa, legal e permanente. Este é quem ele é agora. O nome dele é Ye”, diz trecho de carta

Kanye West exige ser chamado de Ye pela imprensa e plataformas e não mais por seu 'nome de escravo'

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 11:30

Kanye West não quer mais ser chamado de Kanye West de jeito nenhum. Seu nome agora é Ye. Dois anos após rebatizar-se legalmente seu nome na Justiça, o rapper fez um forte apelo à indústria musical para que respeitem sua decisão e parem de referir-se a ele com aquele que considera seu "nome de escravo". 

Em carta endereçada a executivos das principais plataformas de streaming, editoras, sindicatos, sites de letras e afins, o chefe de gabinete do artista, Milo Yiannopoulos, exige que a escolha do novo nome pelo rapper seja cumprida.

“Ye é uma das pessoas mais reconhecidas do mundo, no mesmo nível de presidentes e papas”, diz um trecho da carta. O texto afirma que o cantor está ciente do peso de sua decisão em alterar o seu nome, reconhecendo o impacto potencial no "imenso valor capturado pela marca estabelecida de 'Kanye West'", e que ela não foi tomada levianamente. “A mudança foi feita de forma completa, legal e permanente. Este é quem ele é agora. O nome dele é Ye”, afirma. 

Ex-comentarista político da extrema direita, Yiannopoulos, de 39 anos, escreveu que está apelando a “plataformas de streaming, editoras, lojas, sindicatos, sites de letras e revendedores de dados” para fazerem a mudança, uma vez que são alguns dos “lugares mais visíveis”. 

O documento prossegue, alegando que o artista se referiu a seu antigo nome em diversas ocasiões como seu “seu nome de escravo”. “Ye é um homem negro na América que deseja o direito à plena autodeterminação, assim como todo mundo”, diz.

A mudança legal do nome aconteceu em agosto de 2021. A troca se deu logo após o divórcio entre o rapper e Kim Kardashian. Na ocasião, ele alegou em documentos judiciais que estava mudando de apelido por “motivos pessoais”, afirmando, imprecisamente, que Ye seria um dos nomes mais usados na Bíblia.

Algumas semanas antes, o rapper ameaçou fechar todas as suas redes sociais depois de exigir mudar seu nome de Kanye West para Ye em seu identificador verificado do Instagram. "Estou fechando minha conta do Kanye West no Instagram. Meu nome é Ye. Nenhuma marca ou número vai me forçar a me chamar do que eles ainda querem que eu seja", escreveu ele em uma publicação, já deletada. 

O caso lembra um pouco a decisão do pugilista Cassius Marcellus Clay, em 1964, de passar a ser chamado pelo nome muçulmano de Muhammad Ali.