Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'A câmera da TV Bahia usava mira pra me tirar da transmissão', diz Gerônimo sobre briga com emissora

Cultura

'A câmera da TV Bahia usava mira pra me tirar da transmissão', diz Gerônimo sobre briga com emissora

Co-autor do jingle "ACM, Meu Amor", com Vevé Calazans, o artista ficou excluído da programação do canal por muitos anos

'A câmera da TV Bahia usava mira pra me tirar da transmissão', diz Gerônimo sobre briga com emissora

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: James Martins no dia 25 de janeiro de 2020 às 09:15

O cantor e compositor Gerônimo, co-autor do jingle "ACM, Meu Amor", um verdadeiro hino do seguimento, relembrou a briga que precisou encarar, contra a TV Bahia, por causa dos direitos autorais da música feita em parceria com Vevé Calazans.

Em entrevista ontem (24) ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, com Mário Kertész, o artista explicou: "Vevé entrou na briga. E eu, como parceiro dele tive que entrar também, né? Você, meu parceiro de música, quer brigar, e eu digo o que: 'não vou brigar não que eu tô com medo?'. Vambora, nós dois, a gente morre junto, entendeu?".

A música, lançada nas eleições para o governo da Bahia, em 1990, marcou para sempre a trajetória de Antônio Carlos Magalhães. O político e os artistas fizeram um acordo: enquanto ele fosse vivo, poderia usar a peça sem custos adicionais. Depois que ACM morreu, em 2007, a TV Bahia continuou usando o jingle e então os compositores cobraram seus direitos de autor. 

"Enquanto Vevé estava vivo, a gente tava brigando... Vevé morreu [em 2012]. Quando ele morreu, então todos os olhos se viraram contra mim... Eu lembro assim, a TV Bahia filmando Ivete, eu junto dela, e o cara fazendo uma mira pra me tirar (risos)", contou Gerônimo, para gargalhadas gerais. 

E prosseguiu: "E eu dizendo assim: 'Rapaz, não precisa me filmar não porque senão você vai perder o emprego" (mais risos).

A briga, porém, acabou em 2013, com vitória dos artistas. De acordo com reportagem da época, do jornal A Tarde, a emissora foi condenada a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais e a divulgar, durante três dias, que a dupla Gerônimo e Vevé é autora da peça.

"Eu declinei, tirei a causa contra [a TV Bahia], a minha parte e falei com meu advogado, Rodrigo Moraes, e ele entrou com um acordo com a outra parte, para beneficiar a viúva, né? Por que Vevé morreu...", finalizou o cantor.