Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Economia

Quase 90% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para quitar dívidas, diz pesquisa

Segundo levantamento da Anefac, principais dívidas são com cheque especial, cartão de crédito e financiamento bancário em atraso

Quase 90% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para quitar dívidas, diz pesquisa

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Por: Juliana Rodrigues no dia 11 de novembro de 2019 às 11:40

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) aponta que 87% dos brasileiros vão usar o 13º salário para quitar dívidas. O número é um pouco maior que no ano passado, quando esse porcentual ficou em 86%.

"Isto demonstra que a redução da atividade econômica, desemprego maior, taxas de juros elevadas aumentaram o endividamento dos consumidores", diz a entidade em nota. Há dez anos, a fatia dos entrevistados que pretendiam usar o 13º para pagar dívidas era de 64%.

As principais dívidas que os brasileiros pretendem pagar com o valor são aquelas com cheque especial (45%), cartão de crédito (49%) e financiamento bancário em atraso (3%).

Apenas 5% dos entrevistados pela associação disseram que pretendem usar parte do 13º para comprar presentes neste fim de ano. Outros 2% pretendem usar o dinheiro para pagar as despesas de começo de ano, enquanto 2% pretendem poupar parte do que sobrará.

Ainda segundo o levantamento, 1% quer usar parte dos recursos para compra e reforma da casa, enquanto 3% já receberam parte ou todo o 13º ao longo do ano, ou fizeram empréstimos em antecipação. A pesquisa foi realizada junto a 1.130 consumidores de todas as classes sociais durante o mês de outubro.