Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Produção industrial tem terceira alta seguida e aumenta 0,8% em outubro

Economia

Produção industrial tem terceira alta seguida e aumenta 0,8% em outubro

Alta é puxada principalmente por produtos alimentícios e farmacêuticos

Produção industrial tem terceira alta seguida e aumenta 0,8% em outubro

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 04 de dezembro de 2019 às 10:05

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% no mês de outubro, em comparação com o mês de setembro.

A alta é puxada principalmente por produtos alimentícios e farmacêuticos, de acordo com dados de hoje (4) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o terceiro aumento mensal seguido e do melhor resultado para outubro, desde o ano de 2015, quando houve avanço de 1,5%.

Em relação a outubro do ano passado, a indústria avançou 1%, resultado um pouco mais fraco que o de setembro (1,1%), quando interrompeu a sequência de meses consecutivos no vermelho na comparação interanual.

“Esse movimento de três meses seguidos de alta não era visto desde os últimos quatro meses de 2017, o que dá um pouco o tom de aumento no ritmo de produção, de uma mudança do comportamento industrial”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo, ao G1. 

Entre os fatores que provocam reação da indústria está uma melhora da demanda doméstica, em meio a um cenário de queda da taxa básica de juros, inflação baixa, expansão do crédito e recuperação gradual do mercado de trabalho, ainda que lenta e puxada pela informalidade.