Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Economia

Usuários do PicPay e Nubank reclamam de 'sumiço' de dinheiro do auxílio emergencial

Segundo o Nubank, o problema teria ocorrido por conta de uma falha no sistema da Caixa Econômica Federal; o PicPay creditou a falha a instabilidades do aplicativo Caixa TEM

Usuários do PicPay e Nubank reclamam de 'sumiço' de dinheiro do auxílio emergencial

Por: Luciana Freire no dia 08 de julho de 2020 às 21:30

Usuários do PicPay e do Nubank têm reclamado nas redes sociais que recursos transferidos do auxílio emergencial do governo federal teriam 'sumido' de suas contas.

Segundo o Nubank, o problema teria ocorrido por conta de uma falha no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF). Já o PicPay creditou a falha a instabilidades do aplicativo Caixa TEM.

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm usado esses serviços para 'driblar' a restrição imposta pela Caixa para realizar saques e transferências usando o aplicativo Caixa TEM. As fintechs oferecem um serviço que permite emitir um boleto no nome do próprio usuário e realizar a transferência imediatamente.

Após reclamações, a Nubank suspendeu a devolução à Caixa, e reverteu os valores de volta aos seus clientes, que já teriam recebido os valores em suas contas e diz aguardar esclarecimentos da Caixa.

O PicPay explicou em nota que, por instabilidade do sistema do Caixa TEM, um pequeno percentual das transações entre o aplicativos e o PicPay não é concluído. "Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco".