Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

MK critica atitudes de Bolsonaro sobre coronavírus e diz que país está 'entregue' à pandemia; ouça

Editorial

MK critica atitudes de Bolsonaro sobre coronavírus e diz que país está 'entregue' à pandemia; ouça

Em comentário na Rádio Metrópole, Mário Kertész afirmou que efeitos do surto podem ser devastadores, tanto na saúde quanto na economia do Brasil

MK critica atitudes de Bolsonaro sobre coronavírus e diz que país está 'entregue' à pandemia; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 13 de março de 2020 às 08:10

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (13), Mário Kertész fez duras críticas às atitudes do presidente Jair Bolsonaro em relação ao coronavírus. Nas últimas semanas, o chefe do Executivo classificou a pandemia como uma "fantasia da grande mídia" e chegou a incentivar o comparecimento da população às manifestações de rua em defesa do governo.

"Eu sigo aqui fazendo uma pergunta aos nossos ouvintes, inclusive aos que apoiam o presidente Bolsonaro, uma pergunta que está estampada na primeira página do Estado de S. Paulo, jornal conservador, é importante que se diga. A pergunta é a seguinte: 'Bolsonaro ainda acha que coronavírus, bolsas e dólar são fantasias da grande mídia?'. Isso está embaixo de uma imagem na qual ele e o ministro da Saúde [Luiz Henrique Mandetta] fazem uma transmissão ao vivo com máscaras. E você que defende o presidente Bolsonaro a ferro e fogo, e todo mundo é comunista, petista ou puxadinho do PT, ou até você que diz que perde o tesão quando ouve as notícias que eu dou, o que você acha disso? Ele tinha feito um comunicado todo meloso, bonito (...) convocando o povo todo pra ir às ruas no dia 15 de março. E olhe, tem 10 dias que eu disse isso aqui no ar, é um absurdo uma convocação dessa, primeiro pra ser feita contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. É um ataque à democracia. Segundo, eu disse: venha cá, e o coronavírus não tá aí não?", provocou.

Ao comparar o Brasil com outros países que enfrentam o surto, MK avaliou que, assim como os Estados Unidos, o país está "entregue" quanto ao avanço do coronavírus, e que o governo não toma as atitudes necessárias nem tem planos para combater a pandemia. Ele observou que os efeitos podem ser devastadores, tanto na saúde quanto na economia.

"A China já se acertou, a Coreia do Sul, Singapura, foram países que deram um exemplo fantástico. A Itália está se arrombando porque não tomou nenhuma providência, os Estados Unidos estão com problema porque Trump... Aliás, Bolsonaro é filial de Trump, também. 'Não, que besteira, que besteira', vamos ver se ele próprio, o Trump, não pegou coronavírus de [Fabio] Wajngarten, o assessor, chefe da propaganda, o Goebbels de Bolsonaro. Os Estados Unidos também têm problemas seríssimos, inclusive de desabastecimento. (...) Por quê? Porque o país não se preparou. Qual o plano que o "posto Ipiranga", Paulo Guedes, tem pra nossa economia? Nenhum! Ele disse que estava tranquilo, não disse? 'Eu e minha equipe estamos serenos e tranquilos'. Serenos e tranquilos o cacete! O PIB, ele já admitiu que vai ser 1%, se não for negativo! Imagine como o desemprego vai aumentar agora. (...) Todo mundo vai ficar na expectativa do que vai acontecer. Significa o quê? Todo mundo em semi-pânico, até panicar de vez. (...) Quem sabe a extensão disso e até quando vai?", questionou.

Ouça o comentário completo: