Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Editorial

'Felizmente conseguiram deter esse gesto insano', diz MK sobre demissão de Mandetta; ouça

Em comentário na Rádio Metrópole, Mário Kertész também afirmou que a pandemia do coronavírus "estragou todos os planos" de Bolsonaro para o governo

'Felizmente conseguiram deter esse gesto insano', diz MK sobre demissão de Mandetta; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 07 de abril de 2020 às 08:08

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (7), Mário Kertész falou sobre a ameaça de demissão sofrida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O titular da pasta entrou em rota de colisão com o presidente Jair Bolsonaro por defender o isolamento social para combate à pandemia do coronavírus, prática à qual o chefe do Executivo nacional é contrário.

"Depois de muito suspense, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, anunciou que o ministro Mandetta continua. Quando Mandetta começou a fazer, oito e pouca da noite, uma entrevista, eu pensei que ele estivesse se despedindo, mas no final... General Mourão foi quem deu a informação. E continua exatamente a mesma coisa, isolamento sim (...) Bolsonaro ia tirar Mandetta mesmo! Não tirou porque foi aconselhado. Por quem, como, que força conseguiu deter essa insanidade, esse gesto insano do presidente, eu não sei. Felizmente conseguiram", pontuou.

Para MK, a pandemia do coronavírus "estragou todos os planos" de Bolsonaro para o governo. "Qual era o plano dele? Fazer um governo que não dê importância aos políticos, que jogue duro na área de segurança, e fazer a economia crescer. Primeiro ano do governo, ele não conseguiu nada disso. (...) Quando começou a crise, [o ministro da Economia] Paulo Guedes disse que isso não influenciaria no Brasil porque o país tem uma dinâmica própria. Estou até hoje querendo saber que dinâmica é essa.(...) Acontece que, no mundo, na vida, existem imprevistos, como a gente estar andando e saber que um parente querido da gente morreu. E aí chegou a Covid-19. Qual foi a primeira reação? Guedes disse que não ia interferir. O presidente disse que era um resfriadinho, uma gripezinha. Quando os governadores e prefeitos começaram a trabalhar juntos, o presidente disse que o pessoal é histérico, que a mídia é histérica. Resultado: a economia foi pro beleléu, o governo é obrigado a mudar completamente para um Estado social, para atender não somente empresários, mas sobretudo pequenos e microempresários e a população carente deste país, e fura todos os planos que foram pensados", analisou.

MK ainda fez críticas ao comportamento de Bolsonaro. Segundo ele, o presidente tenta "derrubar" qualquer integrante do governo que ganhe algum destaque.  "Ao invés de ele se cercar de gente que tem valor e é reconhecida pela população e usufruir disso ao lado deles, não. Pra tentar se reeleger, ele tenta derrubar todo mundo. [O ministro da Justiça] Sergio Moro hoje chega a dar pena. Você vê que é uma pessoa que quase não fala, não participa, você não vê mais nada. Sumiu! Sumiu do mapa, quando fala, fala pouco", disse.

Ouça o comentário completo: