Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia derrota o Maranhão e assegura melhor campanha geral da Copa do Nordeste

Esportes

Bahia derrota o Maranhão e assegura melhor campanha geral da Copa do Nordeste

Pedro Gustavo, contra, marcou o único gol da partida na Arena Fonte Nova; Tricolor foi a 18 pontos no Grupo B

Bahia derrota o Maranhão e assegura melhor campanha geral da Copa do Nordeste

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 24 de março de 2024 às 18:00

Atualizado: no dia 24 de março de 2024 às 18:19

O Bahia venceu o Maranhão por 1 x 0 na Arena Fonte Nova e garantiu a melhor campanha na fase de grupos da Copa do Nordeste. Na tarde deste domingo (24), o Esquadrão controlou a partida desde o começo, mas foi com um gol contra que tirou o zero do placar. No segundo tempo, Pedro Gustavo desviou o cruzamento de Ademir e inaugurou o marcador para o Esquadrão.

Com o triunfo na sétima rodada, o Bahia foi a 18 pontos na liderança do Grupo B e não pode ser mais alcançado por nenhum adversário na classificação geral. A equipe baiana garantiu o mando de campo nas próximas fases do Regional e também ampliou a sequência positiva na temporada.

Na próxima partida, o Bahia vai até o Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB) enfrentar o Botafogo-PB. A bola rola na quarta-feira (27), às 21h30, pela última rodada da fase de grupos do Nordestão. 

O JOGO

Primeiro tempo

Jogo de ataque contra defesa. O Bahia controlou as ações na primeira etapa, porém não conseguiu transformar o domínio em gols. Com uma postura defensiva, o Maranhão não deu muito trabalho ao Tricolor e só chegou duas vezes. Já o Esquadrão teve muitas oportunidades para abrir o placar, mas o goleiro Moisés estava inspirado e evitou qualquer chance do zero sair do marcador. Pelo lado do Bahia, Biel e Jean Lucas foram os destaques da partida - incomodaram bastante a defesa maranhense pelo lado esquerdo.

Aos nove minutos, Caio Alexandre lançou para Jean Lucas na esquerda, que serviu Biel na área. O camisa 11 limpou e tentou o chute colocado, mas a bola bateu no defensor maranhense. 

Aos 13, Ronald Camarão avançou pela ponta e finalizou cruzado para a defesa de Marcos Felipe.

Quase! Aos 16 minutos, Biel cobrou escanteio, Kanu ganhou da marcação e o cabeceio passou perto da trave. Luciano Juba ainda tentou completar, mas sem sucesso.

Boas defesas! Aos 18, Biel recebeu passe de Everton Ribeiro na meia-lua e bateu forte, mas Moisés espalmou. Na sequência, Jean Lucas arriscou de longe e mais uma vez o goleiro maranhense defendeu.

Aos 39 minutos, Jean Lucas tentou finalizar da intermediária, não conseguiu e deu passe para Biel entre dois marcadores. O atacante tentou o canto esquerdo de Moisés, mas o goleiro estava bem posicionado e defendeu.

Na sequência, a bola foi para o campo de ataque do Maranhão. Juba tentou afastar, saiu jogando errado e a bola sobrou com Rafael, que chutou forte, mas o goleiro tricolor fez a defesa em dois tempos.

Nos acréscimos, Gilberto fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Thaciano. O camisa 16 testou firme, porém Moisés fez uma defesa à queima-roupa quase em cima da linha.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a partida continuou do mesmo jeito. O Bahia rodava a bola em busca de espaço para atacar e o Maranhão se postava na defesa para explorar o contra-ataque. Porém, aos 15 minutos, a "muralha" maranhense foi rompida. Em seu primeiro toque na bola, Ademir cruzou para área e Pedro Gustavo desviou contra o próprio patrimônio. Depois do gol sofrido, o Maranhão se lançou mais ao ataque e teve boas chances para empatar, mas sem sucesso. Após as substituições, o ímpeto tricolor diminuiu e o time baiano apenas administrou o resultado, sem correr riscos.

Aos nove minutos, Biel fez bela jogada pela direita, driblou o marcador e cruzou para Oscar Estupiñan. O centroavante cabeceou no ângulo, mas Moisés deu um tapa para escanteio.

Gol do Bahia! Aos 15, Jean Lucas custurou a zaga da esquerda para direita e deu passe para Ademir nas costas da marcação. O atacante cruzou rasteiro buscando Estupiñan, mas a bola desviou em Pedro Gustavo e foi morrer lentamente no fundo das redes.

Aos 33 minutos, Ronald Camarão ganhou de Caio Roque e chutou cruzado para a defesa de Marcos Felipe. Na sobra, Adeílson finalizou de longe, mas Kanu tirou.

Aos 36, André Radija cobrou escanteio, o goleiro tricolor saiu mal e a bola ficou nos pés de Felipe Cruz, que furou e não conseguiu completar.

Aos 43 minutos, Luciano Juba abriu para Ademir na direita e o camisa 7 chutou colocado, porém o goleiro Moisés fez mais uma ótima defesa.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 0 Maranhão
Copa do Nordeste - 7ª rodada
Local:
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento (RN)
Assistentes: João Henrique Queiroz da Silva (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)

Gol: Pedro Gustavo (contra) (Bahia) 
Cartões amarelos: Biel e Yago Felipe (Bahia) / Moisés (Maranhão)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Caio Roque), Thaciano (Rafael Ratão) e Everton Ribeiro ©; Biel e Oscar Estupiñan (Marcos Victor). Técnico: Rogério Ceni

Maranhão: Moisés; Franklin, Pedro Gustavo, Maicon © e André Radija (Hugo Leonardo); Cavi (Denílson), Adeilson e Pedro Guilherme (Felipe Cruz); Ronald Camarão (Kessinho), Vinicius Barata e Rafael (Alison). Técnico: Zé Augusto