Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Equador transfere ex-vice-presidente Jorge Glas para segurança máxima

Internacional

Equador transfere ex-vice-presidente Jorge Glas para segurança máxima

Jorge Glas foi levado para a prisão de La Roca, em Guayaquil, reservada aos criminosos mais perigosos

Equador transfere ex-vice-presidente Jorge Glas para segurança máxima

Foto: Polícia do Equador

Por: Metro1 no dia 07 de abril de 2024 às 13:34

O ex-vice presidente do Equador Jorge Glas foi transferido neste sábado (6) para o presídio de segurança máxima de La Roca, em Guayaquil, reservado aos criminosos mais perigosos do país. A prisão foi feita pelo atual Governo na embaixada mexicana em Quito, na noite de sexta-feira (5), após a invasão ordenada pelo presidente Daniel Noboa, que levou o México a cortar relações diplomáticas com os equatorianos.

México e Equador vivem um de seus momentos mais tensos por causa de Jorge Glas, um dos políticos equatorianos mais importantes dos últimos 20 anos. Entretanto, Glas foi desonrado por três casos de corrupção nos quais foi implicado pela Procuradoria Geral da República.

Glas aguardava o status de refugiado político, desde 17 de dezembro, quando se refugiou na embaixada, que foi concedida na sexta, horas antes de ser retirado à força da missão diplomática.

La Roca tem capacidade para cem prisioneiros, cada um deles vivendo em uma cela individual. Há alguns meses, ela abrigava os chefes das gangues contra as quais Noboa declarou guerra na esteira da crise de segurança interna.