Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Comissão aplica sanção ética a ex-ministro e ex-presidente da Caixa

Justiça

Comissão aplica sanção ética a ex-ministro e ex-presidente da Caixa

As acusações são de pronunciamento público indevido e assédio moral e sexual contra funcionárias respectivamente

Comissão aplica sanção ética a ex-ministro e ex-presidente da Caixa

Foto: Arquivo/Agencia Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de março de 2024 às 17:52

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foram punidos pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República por “censura ética” segundo o Código de Conduta da Alta Administração Federal. Ambas as autoridades já deixaram o cargo. 

Na última terça-feira (19), foi realizada a reunião ordinária da comissão que julgou os processos. O caso tem como penalidade advertência com sugestão de demissão, para autoridades em exercício do cargo

Em março de 2023, Guimarães se tornou réu na Justiça Federal após denúncias de assédio sexual e moral feitos por funcionárias do banco estatal. A ação segue em segredo e a defesa nega as acusações. Entretanto, para a comissão de ética, há um “robusto acervo probatório” e autuou a infração ética. 

Já o ex-ministro Marcelo Queiroga foi julgado por pronunciamento público indevido. Uma defesa por escrito foi apresentada por Queiroga, mas a comissão constatou a “ocorrência de infração às normas éticas”.