Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça

STF mantém repasse de 25% dos royalties do petróleo a municípios

Prevista na Lei 7.990/1989, a norma era questionada na Corte desde 2012 pelo estado do Espírito Santo

STF mantém repasse de  25% dos royalties do petróleo a municípios

Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF

Por: Juliana Almirante no dia 09 de outubro de 2019 às 17:20

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (9), por 8 a 1, manter a obrigatoriedade de estados produtores de petróleo repassarem 25% dos royalties que recebem para todos os municípios de seu território.

Prevista na Lei 7.990/1989, a norma era questionada na Corte desde 2012 pelo estado do Espírito Santo, de acordo com a Agência Brasil. A ação argumentava que não caberia a uma lei federal estabelecer critérios para a distribuição dos royalties entre os municípios.

No entanto, para o relator da matéria, o ministro Edson Fachin, a legislação pertinente à distribuição de royalties do petróleo é sim de competência federal.

O relator foi seguido por Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Somente Marco Aurélio Mello discordou, por entender que caberia aos estados definirem as condições para o repasse dos royalties a municípios. Os ministros Luiz Fux e Celso de Melo não participaram da votação.

A Lei 7.990/1989 prevê a redistribuição de 25% dos royalties a que os estados têm direito para todos os municípios de seu território, e não só apenas aos produtores de petróleo.

Para esse repasse, foram estabelecidas as mesmas condições usadas para a divisão de receitas com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).