Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Justiça

Grupo de Trabalho do TJ-BA vai analisar aplicação do Pacote Anticrime 

Colegiado tem 10 integrantes, entre eles um desembargador, oito juízes e um assessor

 Grupo de Trabalho do TJ-BA vai analisar aplicação do Pacote Anticrime 

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 10 de janeiro de 2020 às 11:22

Um Grupo de Trabalho foi instituído no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio de decreto publicado hoje (10), para analisar a aplicação do pacote Anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que incluiu o chamado “juiz de garantias”.

O grupo tem 10 integrantes, entre eles um desembargador, oito juízes e um assessor. O decreto foi assinado pelo presidente em exercício do Judiciário baiano, Augusto de Lima Bispo. 

Conforme o texto, o grupo foi implantado por conta da “necessidade de realização de estudos para a estruturação e a implementação do juiz das garantias e do julgamento colegiado de 1º grau”. 

O colegiado do TJ-BA deverá acompanhar ainda o desenvolvimento e a conclusão dos trabalhos realizados por outro Grupo de Trabalho, que foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também para analisar a legislação. 

Entenda

De acordo com reportagem do Nexo Jornal, o juiz de garantias decide sobre medidas tomadas durante a investigação, anterior à instauração do processo criminal. Ele busca garantir que o inquérito seja eficiente e atenta para que direitos individuais dos investigados não sejam violados. 

O magistrado pode deliberar, por exemplo, sobre a legalidade de medidas tomadas pelos investigadores, como prisão provisória, interceptação telefônica, quebra de sigilo fiscal, bancário ou telefônico e busca e apreensão.