Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça

Facebook recua e bloqueia perfis de bolsonaristas fora do Brasil

Rede social explicou que, diante da ação do ministro Alexandre de Morais de intimar o presidente do Facebook, decidiu acatar a ordem, mas ressaltou que vai recorrer

Facebook recua e bloqueia perfis de bolsonaristas fora do Brasil

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 01 de agosto de 2020 às 13:20

 

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes intimar ontem (31) o presidente do Facebook no Brasil por não bloquear perfis bolsonaristas fora do país, a empresa recuou e decidiu cumprir a determinação. O ministro havia também aumentado multa para R$ 1,2 milhão, caso a determinação não fosse cumprida.

A rede social informou em nota divulgada hoje (1º) que bloqueou em todo o mundo contas de bolsonaristas investigados, como determinou o ministro, dentro do inquérito das fake news. O inquérito investiga uma rede de produção de informações falsas e ataques a ministros da Corte. Moraes é o relator.

O Facebook explicou que, diante da ação do ministro decidiu acatar a ordem, mas ressaltou que vai recorrer.

"A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF", afirmou o texto divulgado pelo Facebook.