Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Papa Francisco descarta ordenação de homens casados como padres na Amazônia

Internacional

Papa Francisco descarta ordenação de homens casados como padres na Amazônia

Possibilidade havia sido aprovada no sínodo do Vaticano sobre a Amazônia, em outubro passado, mas não agradou a alguns integrantes da Igreja

Papa Francisco descarta ordenação de homens casados como padres na Amazônia

Foto: Vatican Media

Por: Juliana Almirante no dia 12 de fevereiro de 2020 às 11:20

O Papa Francisco rejeitou hoje (12) a possibilidade de ordenação de homens casados como padres na região amazônica. A possibilidade de homens casados serem padres havia sido aprovada, por 128 votos a 41, no sínodo do Vaticano sobre a Amazônia, em outubro passado.

No entanto, a hipótese não agradou a alguns integrantes da Igreja, que avaliaram que isso poderia levar a uma mudança na tradição secular de celibato entre os padres, conforme a agência Reuters.

A proposta não é mencionada no texto, de 32 páginas, que foi publicado hoje sobre o encontro, sob o nome de "Exortação Apostólica Pós-Sínodo". Uma exortação serve para instruir e encorajar os fiéis católicos, mas não delimita a doutrina da Igreja.

No texto, em lugar de citar a possibilidade de ordenação para homens casados, o pontífice diz que novas maneiras devem ser encontradas para incentivar mais padres a trabalhar na região remota e permitir papéis maiores para leigos e diáconos permanentes, assim como para mulheres.

Homens casados podem ser diáconos, que, como padres, são ministros ordenados. Eles podem fazer atividades como ensino, batismo e administração de paróquias, mas não rezar a missa. Com isso, em ao menos 85% das aldeias amazônicas, os fiéis não podem participar da liturgia todas as semanas, segundo a Reuters.