Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Principal epidemiologista dos EUA diverge publicamente com Trump sobre como enfrentar pandemia

Entrevistas diárias da Força-Tarefa do Coronavírus acabam em embate entre o presidente e diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas

Principal epidemiologista dos EUA diverge publicamente com Trump sobre como enfrentar pandemia

Foto: Andrea Hanks/ Casa Branca

Por: Juliana Almirante no dia 07 de abril de 2020 às 11:23

O principal epidemiologista dos Estados Unidos, Anthony Fauci, diverge do presidente Donald Trump frequentemente, corrigindo-o publicamente sobre as diretrizes da pandemia do novo coronavírus. As informações são do blog de Sandra Cohen, do G1.

As entrevistas diárias da Força-Tarefa do Coronavírus acabam invariavelmente em embate entre o presidente e Fauci, que é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e principal especialista do assunto na Casa Branca. 

O epidemiologista e Trump divergem publicamente sobre o modus operandi de enfrentar a pandemia e Fauci sempre leva a melhor. 

Nos últimos dias, a hidroxicloroquina foi motivo de embate entre os dois. O presidente insiste em introduzir o medicamento no tratamento da Covid-19, apesar de não ter eficácia comprovada. Fauci resiste e é formado mais um impasse público.

“Eu não sou médico. Quero que eles tentem, pode funcionar e pode não funcionar. Não quero estar em um laboratório dentro de um ano e meio enquanto as pessoas estão morrendo por todo o lugar”, diz o presidente.

Fauci costuma entrar em ação para desmentir o presidente e, a cada divergência, especula-se que ele será demitido.