Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Israel e Emirados Árabes Unidos assinam histórico acordo de paz

Internacional

Israel e Emirados Árabes Unidos assinam histórico acordo de paz

A negociação, intermediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, levará a uma normalização total das relações diplomáticas entre as duas nações do Oriente Médio

Israel e Emirados Árabes Unidos assinam histórico acordo de paz

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Kamille Martinho no dia 13 de agosto de 2020 às 16:20

Israel e Emirados Árabes Unidos fizeram hoje (13) um acordo de paz histórico. A negociação, intermediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, entre o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, levará a uma normalização total das relações diplomáticas entre as duas nações do Oriente Médio.

"Este histórico passo diplomático avançará a paz no Oriente Médio e é um testemunho da ousada diplomacia e da visão dos três líderes e da coragem dos Emirados Árabes Unidos e de Israel para traçar um novo caminho que desbloqueará o grande potencial da região", afirma a declaração dos três países. 

No acordo, Israel concorda em suspender a declaração de soberania sobre áreas da Cisjordânia, que vinha discutindo anexar ao territóri. O texto indica ainda que o país "concentrará seus esforços na expansão dos laços com outras nações no mundo árabe e muçulmano". 

A declaração também prevê acordos bilaterais para "investimentos, turismo, voos diretos, segurança, telecomunicações, tecnologia, energia, saúde, cultura, ambiente e estabelecimento de embaixadas".

O pacto representa uma vitória diplomática para Trump e faz parte da tática de investimento em política externa que pode ajudar o líder republicano em sua campanha de reeleição para a Presidência dos EUA.