Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Netanyahu chamou Bolsonaro para ir a Israel dias após declarar Lula "persona non grata"

Política

Netanyahu chamou Bolsonaro para ir a Israel dias após declarar Lula "persona non grata"

O convite foi assinado em 26 de fevereiro de 2024. Na carta, Netanyahu agradece pelo "apoio inabalável [de Bolsonaro] a Israel em arenas internacionais"

Netanyahu chamou Bolsonaro para ir a Israel dias após declarar Lula "persona non grata"

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2024 às 14:49

Atualizado: no dia 28 de março de 2024 às 15:05

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para visitar Israel uma semana após declarar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de  "persona non grata".

Na carta, Netanyahu agradece pelo "apoio inabalável [de Bolsonaro] a Israel em arenas internacionais". As informações foram divulgadas no blog da Andréia Sadi, do G1.

"Durante o seu mandato como Presidente do Brasil, as relações entre nossos dois países atingiram novos patamares. Guardo lembranças muito queridas da minha viagem ao Brasil e gostei muito de me encontrar com você", diz o convite, assinado em 26 de fevereiro de 2024.

Relações internacionais

Lula foi declarado "persona non grata" em 19 de fevereiro após o petista comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra.

"Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma 'persona non grata' em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate", escreveu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.

O termo "persona non grata" (alguém que não é bem-vindo, em tradução livre) é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. O termo foi descrito no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.