Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministra de Milei afirma que Argentina não vai interferir no embate de Elon Musk com STF

Política

Ministra de Milei afirma que Argentina não vai interferir no embate de Elon Musk com STF

Declaração do presidente argentino, durante reunião com Musk nos Estados Unidos, soou como um endosso de Milei às acusações que o empresário tem feito ao Supremo

Ministra de Milei afirma que Argentina não vai interferir no embate de Elon Musk com STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de abril de 2024 às 19:24

A chanceler argentina Diana Mondino, primeira-ministra de Javier Milei, afirmou nesta segunda-feira (15), que o governo da Argentina não pretende intervir em questões internas do Brasil. Na semana passada, Milei ofereceu “a ajuda que ele precisasse” ao magnata Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), que trava embate com o Supremo Tribunal Federal (STF) e autoridades dos demais poderes no Brasil. Apesar da promessa, segundo ela, o governo argentino não vai interferir.

A declaração do presidente argentino, durante reunião com Musk nos Estados Unidos, soou como um endosso de Milei às acusações que o empresário tem feito ao Supremo, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, de promover censura em redes sociais Brasil e beneficiar Lula. Musk ameaça descumprir ordens do STF e virou alvo de inquérito sobre fake news, desinformação e discurso de ódio. O ministro e o presidente já reagiram insatisfeitos com a campanha aberta nas redes iniciada por Musk, com apoio da direita.

A visita oficial da ministra foi a primeira do alto escalão do governo Milei ao Brasil e tem objetivo de estreitar as relações, discutir uma pauta ampla, e mostrar que os governos tentam trabalhar em parceria, apesar das divergências ideológicas entre os presidentes e do histórico de ofensas e provocações entre eles. Questionada sobre um encontro entre ambos, Mondino despistou e argumentou que as agendas internacionais de ambos são complexas, mas que “em algum momento teremos que esperar por isso”.

Segundo ela, os governos trabalham “o mais frequentemente possível, em busca do melhor vínculo estratégico”. Ela disse que a relação bilateral com o Brasil “é uma política de Estado” na Argentina, um argumento para desvencilhar o relacionamento de decisões de governos de turno. O chanceler Mauro Vieira afirmou que há empenho das duas estruturas governamentais em levar adiante a “aliança estratégica”. “Nossos governos estão comprometidos em seguir trabalhando para ampliar e aprofundar essa relação”, disse. Segundo Vieira, a visita de Mondino “reveste-se de um significado essencialmente político e muito importante”.