Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Advogados de Bolsonaro pedem anulação da Operação Tempus Veritatis

Política

Advogados de Bolsonaro pedem anulação da Operação Tempus Veritatis

Advogados de Bolsonaro querem anular todas as decisões tomadas do ministro Alexandre de Moraes na operação

Advogados de Bolsonaro pedem anulação da Operação Tempus Veritatis

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de abril de 2024 às 14:38

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentaram nesta quinta-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF), em nome do partido Progresssitas, uma ação para anular a Operação Tempus Veritatis.

Na nova apresentação, ainda sem relator definido, a equipe de advogados do ex-presidente alegaram que as investigações tramitaram sem os devidos controles previstos em lei aos inquéritos. A ação também argumentou que Moraes não poderia conduzir a investigação porque, enquanto ministro do STF, seria um dos responsáveis por julgar uma possível ação penal aberta a partir das apurações.

No mérito, os advogados querem que o STF declare como inconstitucional a instauração da apuração e anule todas as decisões de Moraes e as provas obtidas na operação.

Relembre a Operação

Deflagrada em fevereiro deste ano pelo ministro Alexandre de Moraes, a operação investiga a tentativa de golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito, a fim de manter o ex-presidente da República no poder após as eleições de 2022. 

A operação da PF atingiu o próprio Bolsonaro, os ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, além de militares da ativa e da reserva.