Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos do cartão corporativo

Política

Após decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos do cartão corporativo

Mesmo após ser notificado em novembro sobre a mudança, o governo não alterou o seu procedimento

Após decisão do STF, Planalto mantém sob sigilo gastos do cartão corporativo

Foto: Alan Santos/PR

Por: Juliana Almirante no dia 07 de dezembro de 2019 às 10:49

O Palácio do Planalto ignora a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) e mantém sob sigilo os gastos com cartão corporativo da Presidência, de acordo com reportagem do UOL de hoje (7).

Desde 1967, um decreto militar amparava a determinação de não divulgar as despesas da Presidência. No entanto, há 30 dias, o Supremo derrubou o artigo 86 do decreto-lei 200/67, segundo o qual a movimentação dos créditos destinados à realização de despesas reservadas ou confidenciais do presidente ou de ministro deveria ser feita de maneira sigilosa.

Mesmo após ser notificado em novembro sobre a mudança, o governo não alterou o seu procedimento.

Um mês depois da decisão da Corte, ao ser provocada por uma ação do partido Cidadania (ex-PPS), a Secretaria-Geral da Presidência (SGP) segue mantendo os gastos presidenciais em sigilo e disse que não pretende torná-los públicos.

A fim de justificar a preservação do sigilo, o governo usa outra legislação: a Lei de Acesso à Informação (LAI), de 19 de novembro de 2011. A nota cita o artigo 24 da LAI, segundo o qual a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, "observado o seu teor, e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada".