Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF informa ao STF que vai colher depoimento de Bolsonaro sobre inquérito

Política

PF informa ao STF que vai colher depoimento de Bolsonaro sobre inquérito

Detalhes do depoimento serão definidos pela Polícia Federal, após a definição do novo prazo para a investigação

PF informa ao STF que vai colher depoimento de Bolsonaro sobre inquérito

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Matheus Simoni no dia 30 de maio de 2020 às 08:30

A Polícia Federal informou o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que um dos próximos passos do inquérito sobre interferências na PF será tomar o depoimento do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). A informação faz partida da investigação sobre a suposta interferência do presidente na corporação. De acordo com o jornal O Globo, através de um ofício, a PF pediu uma prorrogação de prazo de 30 dias para concluir as diligências do caso.

Cabe ao ministro Celso de Mello autorizar a prorrogação de prazo solicitada pela PF. No entanto, o decano do STF não precisa autorizar especificamente que os investigadores tomem o depoimento de Bolsonaro. Os detalhes do depoimento serão definidos pela Polícia Federal, após a definição do novo prazo para a investigação.

No documento, a Polícia Federal cita entre as diligências pendentes a tomada de depoimento do presidente, que é alvo da investigação.O ofício não diz se Bolsonaro prestará depoimento por escrito ou pessoalmente. Nos inquéritos que correram contra o então presidente Michel Temer (MDB), ele foi ouvido por escrito pela PF.

Neste caso, porém, o ministro Celso de Mello tem sinalizado que o procedimento pode ser diferente. A legislação prevê que o presidente pode prestar depoimento por escrito no caso de ser testemunha em alguma investigação, mas não existe dispositivo legal sobre a possibilidade de um presidente da República ser ouvido na condição de investigado.