Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“No Rio de Janeiro, crime, política e polícia não se separam”, diz Freixo sobre milícias

Rádio Metropole

“No Rio de Janeiro, crime, política e polícia não se separam”, diz Freixo sobre milícias

Para o ex-deputado federal e presidente da Embratur, a prática das milícias é uma ação específica do Rio de Janeiro e não tem a ver com a polícia, mas sim com a política

“No Rio de Janeiro, crime, política e polícia não se separam”, diz Freixo sobre milícias

Foto: Metropress/Filipe Luiz

Por: Metro1 no dia 26 de março de 2024 às 08:56

Amigo da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e um dos principais nomes no combate às milícias no Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSol-RJ) comentou, nesta terça-feira (26), a prisão dos suspeitos de serem os mandantes do assassinato da colega e a dinâmica da política na capital carioca. Em entrevista à Rádio Metropole, o ex-deputado federal e presidente da Embratur afirmou que a prática das milícias é uma ação específica do Rio de Janeiro e não tem a ver com a polícia, mas sim com a política.

“A milícia não é só uma ação criminosa, o que já seria muito grave como é o tráfico, qualquer  grupo de extorsão ou grupo criminoso, como tem no Brasil inteiro. O Rio de Janeiro é solitário na violência policial, nos crimes de homicídio. Qualquer índice de violência tem pelo Brasil inteiro. Mas a milícia é algo que tem muito a ver com o Rio de Janeiro. A milícia como funcional, eu arrisco dizer, não tem em outro lugar, só tem no Rio. E isso não tem a ver com o tipo de polícia, isso tem a ver com o tipo de política que a gente tem”, declarou.

Marielle havia sido a quinta vereadora com maior votação na eleição municipal do Rio de Janeiro em 2016. Pouco mais de um ano após assumir o cargo, no dia 14 de março de 2018, ela foi assassinada junto com seu motorista Anderson Gomes. Para Freixo, esse episódio tem um significado que vai além de um homicídio: “é a morte também da democracia no Rio de Janeiro”. 

“A natureza da política é a formação da correlação de forças para ter maioria, mas isso só existe na existência da diferença. [...] Quando você mata uma pessoa, quando a política se utiliza do método da violência para matar uma pessoa, para eliminar a diferença, você está matando a democracia. Então a morte da Marielle representava a morte da democracia no Rio de Janeiro. Então foi um crime contra o Rio de Janeiro, contra a natureza da política. Por isso que ele é tão sério”, afirmou Freixo, ressaltando ainda o suposto envolvimento de agentes do poder no episódio. No último domingo (24), a Polícia Federal prendeu três suspeitos de mandar matar a vereadora: o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), o conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado) Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil no Rio. 

Apesar do diagnóstico, Freixo acredita que ainda há solução para o Rio de Janeiro. Ele pontua, inclusive, que é preciso olhar para instituições como o Tribunal de Contas, a Polícia Civil e a Câmara dos Deputados, onde atuavam os nomes apontados como mandantes do assassinato, “e entender que elas são feitas de pessoas corretas em sua maioria”.

“O problema é o arranjo político, para onde caminhou  a política do Rio, porque, no Rio de Janeiro, crime, polícia e politica não se separam. A política hegemônica do Rio é uma política feita para o interesse do crime. E é isso que leva a polícia ser  o que é no Rio de Janeiro. Tem saída e a saída está na política, não em outro lugar”, avaliou.

Confira a entrevista na íntegra: