Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Medicamentos ficam 4,5% mais caros a partir deste domingo

Saúde

Medicamentos ficam 4,5% mais caros a partir deste domingo

Farmácias poderão aplicar o reajuste de uma só vez ou "parcelar" ao longo do ano

Medicamentos ficam 4,5% mais caros a partir deste domingo

Foto: Freepik

Por: Metro1 no dia 31 de março de 2024 às 13:30

Os preços dos medicamentos em todo o país devem ser reajustados em até 4,5% a partir deste domingo (31). Os valores que podem ser aplicados pelas farmácias foram aprovados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e publicados no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira (28).

A porcentagem de aumento funcionará com um teto máximo e tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A aplicação do reajuste poderá ser feita pelas farmácias de uma só vez ou de forma parcelada ao longo do ano.

O Ministério da Saúde esclareceu que o valor é o mais baixo observado desde 2020 e que o percentual "não representa um aumento automático nos preços, mas sim a definição do teto permitido para reajustes".

Para determinar o índice, a CMED considera diversos elementos, tais como a variação da inflação nos últimos 12 meses (IPCA), a eficiência das empresas farmacêuticas, despesas não afetadas pela inflação, como as taxas de câmbio e energia elétrica, e a competição no mercado, conforme estabelecido pelo método de cálculo em vigor desde 2005.