Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Projeto liderado por brasileira mapeará genoma de 15 mil pessoas

Saúde

Projeto liderado por brasileira mapeará genoma de 15 mil pessoas

Objetivo do projeto é prevenir e tratar doenças

Projeto liderado por brasileira mapeará genoma de 15 mil pessoas

Foto: Camila Boehm/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 15 de dezembro de 2019 às 10:00

O projeto DNA do Brasil, que irá identificar as principais características genéticas da população brasileira para que seja possível prevenir e tratar doenças, é liderado pela professora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa, lançada nesta semana, é o primeiro projeto de sequenciamento de DNA em larga escala no Brasil. Também será montado um banco público com dados genéticos da população brasileira que ficará disponível para pesquisadores de todo o mundo.

“Nosso projeto quer fazer um panorama geral da população brasileira como um todo, com um número grande de brasileiros para que a gente possa fazer pesquisas mais aprofundadas tanto sobre a saúde, a genética da nossa saúde, quanto também sobre a nossa origem, de como a gente se formou a partir desses grupos populacionais originais”, disse Pereira. Até agora, menos de 0,5% das pesquisas realizadas no mundo contemplam a população brasileira.

O sequenciamento do DNA irá facilitar “entender quais são as variações genéticas que estão associadas ao nosso risco de desenvolver doenças comuns. O grande desafio da genética do século XXI é entender a genética da predisposição para doenças como diabetes, doença cardiovascular, Alzheimer, asma, depressão, que são doenças comuns. A gente não conhece bem a genética dessas doenças porque é complexa, ela é o resultado de centenas de alterações genéticas, mais o meio ambiente”, conta Lygia.