Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Saúde

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Ministério lança neste sábado (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 15 de fevereiro de 2020 às 08:00

O secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Wanderson de Oliveira, declarou nesta sexta-feira (14), a meta do Ministério da Saúde de erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração foi feita após a morte de uma criança por sarampo, no Rio de Janeiro, a primeira em 20 anos. O ministério lança hoje (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo.

“Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”, disse Wanderson. De acordo com dados do ministério, o Brasil tem, atualmente, 337 casos de sarampo confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas o secretário declarou baixa adesão entre os adultos.  “O movimento foi preparado para eliminarmos o sarampo do território nacional. Então, começamos numa primeira fase com crianças menores de 5 anos. Depois, numa segunda fase, de 20 a 29 anos. Nessa fase, a vacinação foi muito baixa. Distribuímos 9 milhões de doses de vacina e fizemos pouco mais de 1,8 milhão”.

A campanha do Dia D será hoje e tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incentivou a vacinação de crianças a partir de seis meses.