Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

Isolamento social é salvação para evitar catástrofe de mortes, alerta pneumologista

Larissa Sadigursky criticou as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra o isolamento social, que contrariam as recomendações de autoridades da saúde

Isolamento social é salvação para evitar catástrofe de mortes, alerta pneumologista

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 30 de março de 2020 às 12:23

A pneumologista Larissa Sadigursky declarou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (30), que o isolamento social deve ser enxergado como a salvação para que o Brasil não alcance a Itália e a Espanha em número de mortes causadas pelo novo coronavírus. A Itália lidera o número de mortes (10.779) e a Espanha surge em seguida, com 7,3 mil mortos.

Ela criticou as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra o isolamento social, que contrariam as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

"Ninguém quer perder alguém da família. Quando você colocar que pode ir trabalhar e isolar quem é idoso, imunocomprometido e pacientes com comorbidade, isso daí é uma atitude extremamente imponderada, porque o paciente da classe média e alta tem onde se isolar. E os pacientes que vivem em comunidades? Vai se isolar onde, no canto da casa? É uma atitude imponderada, eu não concordo. Eu não apoio. (....) O isolamento social é nossa salvação, para gente não ter a catástrofe de número de óbitos na Espanha e na Itália", alerta.

Ela afirma que o isolamento deve ser colocado em prática hoje para que os brasileiros possam reverter essa situação mais brevemente.

"A gente tem que entender que, quanto maior for a adesão ao isolamento social, mais pessoas aderirem ao isolamento social, mais rápido vou sair dessa crise e essa pandemia vai achatar a curva e minha vida vai voltar ao normal. Tenho que entender que isso pode durar dois, três meses. Mas o que são dois, três meses diante do número de óbitos absurdo que a gente pode ter se a gente não fizer nossa parte?", questiona.