Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Rio Grande do Sul começa 1º grande teste para saber nº de infectados pelo coronavírus

Saúde

Rio Grande do Sul começa 1º grande teste para saber nº de infectados pelo coronavírus

Levantamento semelhante pode ser feito em todo o Brasil a partir do dia 9 de abril

Rio Grande do Sul começa 1º grande teste para saber nº de infectados pelo coronavírus

Foto: NIAID-RML

Por: Juliana Almirante no dia 31 de março de 2020 às 08:02

O Rio Grande do Sul começa, nesta quinta-feira (2), a primeira grande pesquisa do país para detectar quantas pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus. 

Levantamento semelhante pode ser feito em todo o Brasil a partir do dia 9 de abril, de acordo com reportagem da Folha.

A pesquisa é desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) a pedido do governo gaúcho. O mesmo inquérito sorológico foi planejado para o país inteiro, após solicitação do Ministério da Saúde. O estudo precisa ser financiado e a empresa responsável pelo trabalho ainda será contratada.

No "inquérito sorológico", uma amostra da população será testada a fim de descobrir qual parcela da população brasileira foi contaminada, quantos desenvolveram a doença, quantos são assintomáticos e qual a verdadeira taxa de letalidade.

Os dados devem orientar ações de planejamento de medidas de combate à epidemia e decidir quando os brasileiros podem voltar gradualmente às suas atividades rotineiras. 

O estudo também é importante porque, ao estimar o número real de infectados, será possível saber quantas UTIs, ventiladores e outros equipamentos serão necessários para tratar os doentes em cada região do país. Ainda será possível saber qual o estágio da epidemia no Brasil e a velocidade do avanço.

No Rio Grande do Sul, serão testadas 4, 5 mil pessoas a cada duas semanas, a partir de 2 de abril, em quatro rodadas. No dia 4 de abril, será possível saber qual a parcela da população foi infectada no estado.

O Ministério da Saúde vai oferecer 20 mil testes para a pesquisa gaúcha e as duas primeiras rodadas serão financiadas pela iniciativa privada.​