Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Saúde

Brasil: cada infectado passou Covid-19 para 3 no início da epidemia no Brasil, diz estudo

Pesquisa foi publicada hoje (31) na revista científica "Nature Human Behaviour", do grupo "Nature"

Brasil: cada infectado passou Covid-19 para 3 no início da epidemia no Brasil, diz estudo

Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará

Por: Kamille Martinho no dia 31 de julho de 2020 às 14:40

Uma estudo publicado hoje (31) na revista científica "Nature Human Behaviour", do grupo "Nature", mostra que, entre 25 de fevereiro e 31 de maio, cada pessoa infectada com a Covid-19 no Brasil infectou, em média, outras três com a doença.

O Brasil teve uma taxa de transmissão mais alta se comparado a países como Itália, França, Reino Unido e Espanha, cujas estimativas ficaram entre 2,5 e 2,6. Isso significa dizer que, nesses países, uma pessoa infectada contaminava, em média, entre 2 e 3 outras.

Esse índice é chamado de R0, e identifica quantas pessoas uma pessoa infectada é capaz de contaminar com uma doença. Para que a transmissão de uma infecção seja contida, esse número precisa ficar abaixo de 1 (ou seja, é preciso que uma pessoa infectada não consiga contaminar nenhuma outra).

"Também observamos a rápida disseminação da Covid-19 pelo país, com municípios mais populosos e com melhor conexão sendo afetados mais cedo e municípios menos populosos sendo afetados em um estágio posterior da epidemia", escreveram os pesquisadores no estudo.