Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Turismo

Air Europa é comprada pela IAG por um bilhão de euros

Aquisição visa transformar Madri em um hub que concorra de igual para igual com aeroportos como Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufhansa), Londres Heathrow (British Airways) e Paris Charles de Gaulle (Air France)

Air Europa é comprada pela IAG por um bilhão de euros

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 04 de novembro de 2019 às 09:20

O International Consolidated Airlines Group (IAG), dono da Iberia, Vueling, Level, Aer Lingus e da British Airways, e a Globalia, anunciou a compra da Air Europa pela Iberia por 1 bilhão de euros (cerca de R$ 4,5 bilhões). Segundo o jornal El País, com a aquisição, o IAG visa transformar Madri em um hub que concorra de igual para igual com aeroportos como Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufhansa), Londres Heathrow (British Airways) e Paris Charles de Gaulle (Air France).

Em comunicado, a empresa afirma que a compra da Air Europa colocaria o IAG como líder em operações entre a Europa e a América Latina, incluindo o Caribe. O investimento já seria compensado no quarto ano de operações do novo negócio, que deve ser completado até o segundo semestre de 2020.

O International Airlines Group foi fundado em 2011 pela fusão da British Airways e da Iberia. Desde então, outras companhias aéreas aderiram ou foram fundadas pelo grupo, que agora compõe cinco grandes companhias aéreas. Serão seis, se tudo correr como planejado com a aquisição. O CEO do IAG, Willie Walsh, disse que “comprar a Air Europa dará mais competitividade em termos de custos à IAG, consolidando Madri como um hub líder na Europa e resultando na liderança do IAG nas rotas para o Atlântico Sul, com isso gerando mais valor a seus acionistas”.